título do jogo

Review Parasite Pack (PS5) – Dois jogos que se completam

Imagine um cenário em que minhocas e pulgas convivem entre si de forma pacífica, a ponto de se divertirem juntas. Essa é a ideia de Parasite Pack, coletânea que contém dois jogos: Flea! e Tapeworm Disco Puzzle. Ambos foram criados por um único desenvolvedor e planejados inicialmente como cartuchos de NES por financiamento coletivo, que teve seu valor alcançado bem rápido em 2020. A Ratalaika Games então se uniu ao criador para publicar ambos os jogos em plataformas atuais e ter um alcance ainda maior de público.

Desenvolvimento: Lowtek Games
Distribuição: Ratalaika Games
Jogadores: 1-2 (local)
Gênero: Ação, Arcade
Classificação: Livre
Português: Não
Plataformas: PS4, PS5, Xbox One, Xbox Series X/S, Switch
Duração: Sem Registros

Jogo 1 – Flea

Em Flea!, você controla uma pulga que não para de pular

Flea! é um jogo de plataforma cujo objetivo é simplesmente controlar uma pulguinha saltitante e chegar até a saída para passar de fase, passando por diversos obstáculos durante o percurso. Como ela pula automaticamente, em algumas fases (que, por sinal, há dezenas delas) essa mecânica mais atrapalha do que ajuda, sendo esse o desafio principal: controlar de forma precisa. A cada dez níveis, o jogador precisará passar por um chefe, que basicamente é uma fase com rolamento de tela automático, em que é preciso fugir do chefe sem trombar em qualquer coisa pelo caminho, como espinhos e lava.

Apesar de parecer complicado, o jogo é bem generoso em questão de vidas. Cada fase foi feita para se passar em menos de um minuto, e todas possuem garrafas de sangue em abundância para coletar. Estas garrafas servem para trocar por vidas com a pulga gigante que aparece a cada cinco fases, não sendo assim tão difícil de juntar centenas de vidas mesmo se o jogador morrer com muita frequência.

Para tentar não ficar monótono, Flea! também introduz mecânicas novas conforme atravessa novas áreas, como dash, pulos mais curtos e outros. Mesmo assim, o título começa a ficar um pouco mais chato ao se aproximar do fim, terminando talvez no tempo certo para que não chegue a ficar enjoativo.

Jogo 2 – Tapeworm Disco Puzzle

em tapeworm disco puzzle, colete as notas musicais

Já em Tapeworm Disco Puzzle, controlamos uma minhoca que adora música e vive em conjunto com as pulgas, o que faz referência ao primeiro jogo. O jogador precisa coletar as notas musicais espalhadas pelo campo para ir ao próximo nível. A minhoca pode fazer uma quantia fixa de movimentos da sua toca até a nota musical, sendo esse o principal desafio do jogo. Em vários casos, o jogador é obrigado a voltar alguns passos e encontrar um caminho mais curto para chegar até outras notas musicais ou trocar o ponto inicial de partida.

O jogo possui menos fases que Flea! e é mais divertido de se jogar por exigir um pouco mais de raciocínio para completar as fases, principalmente com as mecânicas novas que são aplicadas; como as fitas cassete que aumentam o comprimento da minhoca, os inimigos que se movimentam e não podem encostar em você ou as pulgas que precisam de ajuda para alcançar as garrafas de sangue.

Assim como o primeiro título, a cada dez fases temos uma “fase de chefe”, em que tudo muda um pouco. Ao invés da minhoca estar presa em sua toca, ela pode percorrer livremente e coletar todas as notas musicais de forma a lembrar o antigo jogo Snake, que era bastante comum nos primeiros celulares Nokia dos anos 2000. Por fim, outro ponto que deixa o jogo mais interessante é que há um modo multijogador. Nele, cada jogador controla sua própria minhoca em fases totalmente novas e bem mais complexas, podendo assim se divertir com um amigo.

Uma pulga atrás da orelha

Em comparação com as versões originais de Nintendinho, não há grandes mudanças em ambos os jogos. As principais alterações feitas pela distribuidora foram adicionar filtros de emulador para deixar a imagem mais suave, aparência de televisão CRT para diminuir a sensação de algo pixelado ou alterar proporção de tela, permitindo jogar em 4:3, 16:9 ou resolução nativa. Fora isso, a adição extra de fato foi habilitar a opção de retroceder o jogo a qualquer momento e a função de save/load state, o que sinceramente não é tão necessário. Em Flea!, você consegue vidas de forma absurdamente fácil, e em Tapeworm Disco Puzzle não há limite de tentativas.

Paradise Pack fez muito bem em adicionar os dois títulos em um único pacote, pois eles possuem a mesma temática e parecem estar correlacionados. Além disso, provavelmente seria um impacto mais negativo se fossem vendidos separadamente, pois Flea! é um pouco tedioso de se jogar. Em contrapartida, Tapeworm Disco Puzzle foi lançado um ano depois do primeiro e é um produto divertido com ideias mais interessantes, mostrando como o desenvolvedor se desafiou a melhorar seu próximo projeto com as avaliações recebidas pelos jogadores.

Cópia de PS5 cedida pelos produtores

Revisão: Jason Ming Hong

Parasite Pack

7

Nota final

7.0/10

Prós

  • Possui filtros para suavizar imagem
  • Tapeworm disco puzzle é bem divertido

Contras

  • Flea! é um pouco cansativo
  • Versões idênticas à versão de NES sem novidades