Puyo Puyo Tetris 2 capa

Review Puyo Puyo Tetris 2 (Switch) – Uma mistura com bons resultados

Puyo Puyo Tetris 2 reúne duas enormes franquias de puzzles em um único título: é um encontro entre o japonês Puyo Puyo e o jogo russo Tetris. Apesar de ambos terem premissas similares, as duas séries possuem suas próprias regras, e o principal medo de se misturar algo é acabar deixando as coisas confusas demais.

Felizmente, esse não é o caso, e em Puyo Puyo Tetris 2 existe uma ótima mistura das duas franquias. Diversão é o que não falta para aqueles que procuram uma versão atualizada de ambos.

Desenvolvimento: SEGA
Distribuição: SEGA
Jogadores: 1-4 (local e online)
Gênero: Puzzle, Multiplayer
Classificação: 10 anos
Português: Não
Plataforma: PC, Switch, PS4, PS5, Xbox One e Xbox Series X/S
Duração: Sem registro

Puyos e confusões

Modo história

Puyo Puyo Tetris 2 é um título bastante divertido e, apesar de seu foco ser na jogabilidade, sua história é bem legal. Era apenas mais um dia comum no mundo dos Puyos, quando uma das protagonistas da história, Ringo, menciona que as coisas estão muito tranquilas.

Quase como se fosse uma forma de rir da cara da personagem, as coisas rapidamente mudam. Um misterioso ser aparece e explica a Ringo que duas dimensões estão se fundindo e que a heroína, junto com Tee – o herói da aventura – deve impedir que isso aconteça.

A partir desse ponto os dois partem em busca de respostas e de companheiros que possam ajudar. Apesar de ser simples, a história é bem legal, principalmente pelo humor que é bastante utilizado nas interações entre os personagens.

Schezo e Arle conversando

O próprio enredo não se leva a sério e é bastante divertido que situações extremamente inesperadas ou engraçadas aconteçam. Apesar de ser uma continuação, o título introduz muito bem os personagens do zero, ajudando assim aqueles que não jogaram o primeiro título. Existem agora 28 personagens jogáveis, com design único e seus próprios trejeitos e habilidades.

A utilização das mecânicas do título na história é feita de maneira muito boa sem parecer ser forçada. Batalhas de Puyos e Tetris são feitas seja para superar obstáculos, ou ajudar os personagens a voltarem ao normal, após eles serem afetados pela união dos mundos.

E até mesmo a reunião de personagens trabalhando juntos serve como uma forma de introduzir um novo tipo de batalha. Por fim, o modo história também serve para desbloquear personagens, itens e cartas que podem ser utilizados nas partidas.

É hora de tretar

Uma partida de Puyo vs Puyo

O título traz a fórmula já conhecida das duas franquias, de maneira moderna e sem mecânicas complicadíssimas. Se você já jogou Puyo Puyo ou Tetris, rapidamente irá se adaptar, pois a mesma jogabilidade do passado continua aqui.

Explicando rapidamente as coisas, temos dois estilos principais de jogabilidade aqui. Ambos Puyo Puyo e Tetris jogam com o mesmo objetivo principal, que é encher a tela do adversário com os bloquinhos. Mas cada um deles tem regras específicas para atingir tal objetivo.

Se for escolher entre os dois, é sábio dizer que os Puyos levam vantagem na disputa. Juntar quatro bolinhas da mesma cor é uma tarefa muito mais simples e fácil do que completar uma linha de bloquinhos. E como o novo título permite a disputa entre as duas modalidades, já saiba que você terá mais dificuldade se for enfrentar um jogador de Puyo.

Modo especial que mistura Puyo e Tetris

Tirando a maneira tradicional de se jogar, o título oferece variações das fórmulas. É possível jogar uma partida que envolva tanto Puyo quanto Tetris, um modo de equipe com magias e elementos de RPGs. Também outro em que o objetivo é completar uma série de padrões pré-estabelecidos rapidamente, para assim derrotar o seu oponente, entre outros desafios.

Além das disputas tradicionais de 1 contra 1, agora é possível ter até 4 pessoas se enfrentando em duelos animadíssimos. Os confrontos, claro, acabam sendo ainda mais divertidos e desafiantes, pois aqui todos estão contra todos.

Outra partida de Puyo vs Puyo

Todos esses modos podem ser aproveitados tanto em um jogador contra a inteligência artificial, ou então junto com amigos ou desconhecidos. No campo do multiplayer, é possível jogar com amigos localmente com diversas opções de controle, ou então online. Também podemos nos juntar às salas de desconhecidos e disputar tantos partidas casuais quanto ranqueadas, para mostrar aos outros toda a sua habilidade em Tetris ou Puyo.

Uma mistura de sensações e bloquinhos

Schezo sendo esquisito como sempre

Puyo Puyo Tetris 2 não é tão diferente assim do seu antecessor. Apesar de ter uma nova história, personagens e algumas animações diferentes, ele é quase que uma parte 2 do título de 2014. Se você já possui o original não tem muito incentivo para adquiri-lo, a não ser pelo online que vai ser mais ativo – e a história, caso lhe interesse.

O jogo continua tão bonito quanto o título anterior, com a maior parte dos gráficos sendo desenhados pelos artistas da Sega. Até mesmo menus e outras coisas são recicladas diretamente do original, mudando apenas uma ou duas cores.

Músicas e vozes também são reciclados, exceto no modo história, em que novas vozes foram gravadas para contar os eventos. Novas músicas que foram adicionadas são retiradas diretamente de outros jogos da franquia Puyo Puyo.

Partida online

A performance do jogo é realmente boa, tanto jogando no Dock do Switch, quanto no modo portátil. Tendo jogado a maior parte do tempo com o console em minhas mãos – mais de 5 horas no total – só experimentei lentidão uma única vez, e em um momento totalmente aleatório durante uma das partidas mais agitadas do título que durou muito pouco.

O modo online sofre alguns problemas com conexão. Mesmo testando com alguém da mesma região, desconexões ainda aconteceram. Infelizmente, não existe uma forma de se reconectar automaticamente ou recomeçar a partida após a queda.

Por fim, todas as partidas realizadas no título, tanto sozinho quanto no online, fornecem pontos que podem ser gastos em uma lojinha para adquirir itens e personagens. Servindo assim como um incentivo extra para continuar jogando o jogo. Se isso não te agrada, você também pode ir atrás de recordes e completar diversos desafios extras que são oferecidos nos diferentes modos de jogabilidade.

Experiência divertida, mas com um toque de deja vu

Tradução literal das ações dos personagens

Puyo Puyo Tetris 2 é uma experiência divertida e é o jeito mais moderno de se experimentar Puyo Puyo e Tetris. Existe bastante conteúdo e um alto fator replay presente seja no singleplayer ou então jogando com estranhos e amigos pela internet.

Apesar disso, fica difícil recomendá-lo para alguém que já possui o primeiro jogo. As poucas mudanças adicionadas não fazem valer o incentivo de compra. É claro, seu online será mais ativo que o de 2014. Então se seu foco é só jogar Puyo com estranhos, bem, você vai ter que comprá-lo.

Cópia de Switch cedida pelos produtores

Revisão: Jason Ming Hong

Puyo Puyo Tetris 2

7.5

Nota Final

7.5/10

Prós

  • Ótima opção para jogar com amigos
  • História bastante engraçada
  • Jogabilidade simples e divertida

Contras

  • Muitos itens reciclados do anterior
  • Sem muitas opções extras de jogabilidade
  • Dificuldade na aventura não é das melhores